terça-feira, 9 de outubro de 2012

O IMPACTO DA GREVE NA ECONOMIA LOCAL

Foto extraída de wikimedia
         A greve dos professores e servidores das Universidades e Institutos Federais por todo o país teve um impacto muito grande em diversos âmbitos da sociedade. O atraso das aulas e toda a paralisação gerou um prejuízo imediado e a longo prazo para a educação. Mas, além disso, o que mais ficou prejudicado?
       Em cidades universitárias como São João del-Rei, fica claro a importância dos estudantes no desenvolvimento da cidade. Eles consomem, promovem eventos e expandem o nome da cidade onde moram para todos os cantos do país. Com a paralisação das aulas, a grande maioria foi forçada a retornar para sua cidade de origem, deixando um buraco nítido na sociedade de São João del-Rei.
          O comércio local foi muito prejudicado, já que grande parte de seu mercado consumidor foi afetado pela greve. Em entrevista feita com o empresário Eduardo Silva, proprietário do Supermercado Kitzan, localizado na Travessa Lopes Bahia, centro de São João del-Rei, foi possível perceber esse impacto no comércio local. "Houve uma queda significativa nas vendas durante o período da greve, em especial no setor de instantâneos, que é o mais procurado por estudantes" afirma Eduardo.
William Júnior, Gerente do Supermercado Monte Rey
         Em questão de números, Eduardo afirma: "No geral, a queda nas vendas foi maior que 5% e em alguns setores específicos, chegou aos 30%". Ele afirma que, apesar disso não houve perda de produtos em estoque.
         A atendente Márcia Maria S. Jardim, da lanchonete Ponto Real, disse que após o período de pouco movimento, este volta a crescer com o fim da greve.  O gerente do supermercado Monte Rey, Wiliam Júnior, também destacou que houve uma queda vertiginosa nas vendas, principalmente na mercearia e no setor de lanches. Atualmente, apesar do fim do convênio com a UFSJ, que garantia 5% de desconto a alguns estudantes, as vendas estão se normalizando.
         Fica claro que a massa estudantil é responsável por uma grande movimentação financeira dentro de uma cidade universitária de médio porte, como a de São João del-Rei. A greve, por sua vez, ajudou a provar a muitos céticos que os estudantes têm grande importância para o funcionamento da cidade.




Texto: Clara Varginha e Lucas Machado
Foto: Clara Varginha

Nenhum comentário:

Postar um comentário